APEPES - Dos Pais para a Escola

Jornadas Pedagógicas AERDL 2019

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor 8 e 30 de Maio 2019

A Aula que Motiva

A Flexibilidade Curricular em Sala de Aula

Durante o mês de Maio vão realizar-se as Jornadas Pedagógicas AERDL 2019. Organizadas pela Direção do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor e pela APEPES - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Eugénio dos Santos, as Jornadas Pedagógicas pretendem suscitar a reflexão e a discussão sobre práticas pedagógicas em sala de aula, num contexto marcado pela implementação da flexibilidade curricular nas escolas portuguesas, visando contribuir para uma maior motivação dos alunos e para o sucesso escolar.

As jornadas dividem-se em duas sessões de duas horas cada, iniciando-se com intervenções de oradores convidados seguidas de um período de debate alargado a todos os participantes.

A primeira sessão realiza-se no dia 8 de Maio, entre as 17h e as 19h, na Escola Eugénio dos Santos, sob o título “A aula que motiva”. Um professor e dois alunos a psicóloga escolar do AERDL e uma convidada - Susana Duarte, responsável pelo programa “mais novos” do São Luiz Teatro Municipal - serão desafiados a partilhar as suas percepções e experiências sobre a motivação dos alunos do ensino básico em contexto de sala de aula. Mais do que identificar receitas para o sucesso ou conclusões definitivas sobre os determinantes da motivação dos jovens, pretende-se estimular a reflexão e o debate sobre o tema a partir de visões subjectivas de diferentes intervenientes nos processos de ensino-aprendizagem em contexto escolar. A sessão será moderada pela Presidente da APEPES.

A segunda sessão, a realizar a 30 de Maio, entre as 18h e as 20h, na Escola Rainha Dona Leonor, tem por título “A flexibilidade curricular na sala de aula”. Visando debater os desafios da implementação da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas portuguesas (e, em particular, AERDL), contaremos com as intervenções do vice-presidente do Conselho Nacional de Educação, Dr. Manuel Miguéis, de um professor universitário convidado e de professores actualmente envolvidos na implementação da flexibilidade curricular, com os Domínios de autonomia Curricular, na Escola Rainha Dona Leonor. A sessão será moderada pela Diretora do Agrupamento.

As Jornadas Pedagógicas AERDL 2019 são dirigidas aos vários intervenientes no processo de ensino-aprendizagem – professores, alunos, profissionais especializados, auxiliares de acção educativa, encarregados de educação, especialistas e responsáveis institucionais nestes domínios – e a todos os interessados.

As sessões serão precedidas de um lanche, que terá início meia hora antes do início da sessão e que se prolongará até uma hora após a sua conclusão, para a troca de impressões entre participantes.

Por motivos logísticos, os interessados deverão inscrever-se em https://forms.gle/HaX6vSCfiithiVTL7

Para informações contactar o AERDL em informacoes@aerdl.eu ou a APEPES em apepes@gmail.com.

Agradecemos o vosso apoio na divulgação das Jornadas Pedagógicas AERDL 2019 junto de todos os públicos interessados e a vossa participação.