Seja Sócio
Porquê fazer parte da Associação de Pais da Escola Básica Eugénio dos Santos (Apepes)?
Obras
Além de obras estruturais (evidentemente necessárias), a Eugénio dos Santos precisa de obras urgentes no telhado. São várias as salas de aula, além da biblioteca, com infiltrações graves. A escola foi alvo de uma vistoria técnica da Protecção Civil em Março de 2023, apoiada pela Apepes, que concluiu que o edifício escolar «carece de obras de conservação urgentes». Há vigas de madeira que estão apodrecidas e deformadas na cobertura, é visível a existência pontual de telhas soltas, há soalho apodrecido no segundo piso, falhas nas infraestruturas de rede informática e salas com humidade e bolor.
Em colaboração com a direcção do Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor e a coordenação da Escola Eugénio dos Santos, a Apepes está a fazer todos os esforços para que a Câmara Municipal de Lisboa, a quem cabe esta responsabilidade em termos financeiros, resolva este problema que afecta o dia a dia dos nossos educandos. O inverno está aí. É preciso continuar a pressão.
Segurança
A Apepes entende que a Escola Básica Eugénio dos Santos apresenta desafios de segurança importantes, nomeadamente no recreio. A Apepes tem feito todos os esforços para tentar ajudar a minimizar o problema, nomeadamente pugnando pela contratação de mediadores para o recreio. A 29 de Maio promovemos uma reunião online sobre segurança com os encarregados de educação. Neste seguimento, trouxemos para a escola a associação «No Bully Portugal», que deu formação a todos os auxiliares operacionais da escola. É preciso que todos continuemos atentos a este problema e às potenciais soluções.
Telemóveis
A Apepes quer promover o debate entre os encarregados de educação sobre uma eventual proibição/redução de uso dos telemóveis no espaço escolar, face à constatação de que, por exemplo, o seu uso sem controlo promove a dependência de ecrãs na hora dos recreios e almoço, a diminuição da actividade física diária e a falta de socialização. Várias escolas já avançaram para esta solução. A última foi o Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Lisboa: o telemóvel tem de estar desligado enquanto os alunos estiverem dentro do recinto escolar. O Ministro da Educação pediu parecer ao Conselho das Escolas acerca deste assunto.
É preciso debater os prós e os contras de uma eventual proposta neste sentido por parte dos encarregados de educação da nossa escola. Queremos ouvir-vos.
Abertura
A Apepes quer dinamizar a vinda à escola de profissionais das mais variadas áreas profissionais que possam ser de interesse para os alunos, estimulando-lhes a curiosidade, a desenvoltura na realização de perguntas e o interesse por percursos que possam, de alguma forma, ser inspiradores. Serão as «Conversas na Eugénio».
Vantagens
Além disso, a Apepes tem protocolos com algumas entidades que dão descontos aos seus associados (exemplo: Happy Code Lumiar, 10% de desconto na Farmácia Roma em produtos não sujeitos a receita médica, EAM - Escolas Artes em Movimento, BrainAlive Alvalade, entre outros).
Juntem-se a nós!